Ciclo de Formação Humana na rede de ensino é avaliado

Dinalva Melo
Secom/Pedro Augusto

Nesta semana a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação apresentou à comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino os resultados de duas pesquisas sobre uma década de implantação do Ciclo de Formação Humana (CFH), as quais deverão embasar as ações da SEC no futuro, com vistas ao aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico da rede publica de Ensino. As pesquisas foram realizadas com o intuito de obter resultados científicos sobre os acertos e erros na execução da Proposta Pedagógica do ensino municipal.

A necessidade de se ter dados confiáveis se pautou na busca de superação de uma polêmica ideológica que envolve o Ciclo. Uns entendem que deve ser encerrado porque é o causador dos resultados ruins do trabalho educacional desenvolvido. Outros fazem uma defesa veemente para sua manutenção. “Como não se trata de trocar seis por meia dúzia como se diz popularmente e muito menos de adotar uma atitude maniqueísta enveredamos pela senda científica. Os resultados nos apontam a necessidade de configurar o projeto educacional de Itabuna”, afirma a secretária Dinalva Melo do Nascimento.

Segundo explicou, o projeto deve ser fundado em: construção de uma proposta curricular tendo um projeto de sociedade Grapiúna muito bem clarificado, visto que de modo crescente, ano a ano, o ensino em Ciclo de Formação Humana foi sendo descaracterizado em sua concepção e princípios e definição de estratégias para melhoria do desempenho dos alunos, já que a pesquisa indicou que o Ciclo não contribuiu para tanto.

Além disso, esclarece a necessidade de construção da identidade do Ensino Fundamental II, o mais prejudicado na educação organizada em CFH e de definição do perfil do coordenador pedagógico, do gestor da escola e respectivas atribuições, visto que sua ausência comprometeu as ações pedagógicas da escola e, consequentemente, o processo de ensino e de aprendizagem.  

Por último, a secretária da Educação reafirma “a necessidade de recomposição dos papéis da SEC, das Escolas e de seus profissionais, ou seja, precisa de Currículo e de sistema de avaliação em que não haja dúvidas de que os processos avaliativos não foram banidos da rede. Tudo isto deve ser construído a partir atuação sistemática da SEC, do CME e dos educadores, tomando como ponto de partida o reconhecimento coletivo da real situação da educação ofertada pela rede municipal de Itabuna”.